Golem e o Gênio por Helene Wecker

Os confrontos e as barreiras vividas por duas culturas tão próximas, ainda que aparentemente opostas. Em GOLEM E O GÊNIO, premiado romance fantástico que a DarkSide® Books traz ao Brasil em 2015, o leitor se transporta à Nova York da virada do século XX, em uma viagem fascinante através das culturas árabe e judaica. Seus guias serão poderosos seres mitológicos.
Chava é uma golem, criatura feita de barro, trazida à vida por um estranho rabino envolvido com os estudos alquímicos da Cabala. Ahmad é um gênio, ser feito de fogo, nascido no deserto sírio, preso em uma antiga garrafa de cobre por um beduíno, séculos atrás.
Atraídos pelo destino à parte mais pobre de uma Manhattan construída por imigrantes, Ahmad e Chava se tornam improváveis amigos e companheiros de alma, desafiando suas naturezas opostas. Até a noite em que um terrível incidente os separa. Mas uma poderosa ameaça vai reuni-los novamente, colocando em risco suas existências e obrigando-os a fazer uma escolha definitiva.
O romance de estreia de Helene Wecker reúne mitologia popular, ficção histórica e fábula mágica, entrelaçando as culturas árabe e judaica com uma narrativa inventiva e inesquecível, escrita de maneira primorosa.

Fantasia | Editora Darksidebooks | Páginas 514 | 3/5

Curte Fantasia ? 
Então se liga nessa  fábula moderna que se passa por ficção histórica, misturando  a particularidade de New York formada pelos bairros do seculo XIX e seres místicos de culturas passadas. Se você já leu Deuses Americanos de Neil Gaiman, vai ter a sensação de voltar na história, e lembrar das lendas folclóricas inseridas no território Americano.
A trama baseia-se na relação  entre Golem e o Gênio, seguido por outros personagens que enriquecem o enredo.
.

 Golem é um ser do folclore judaico, criada por um místico bruxo a pedido de um comerciante, que a leva para um navio a caminho dos EUA, e a desperta sem pensar nas consequências. 
Golem, são seres feitos de barro e animados por rabinos experientes, são criaturas violentas, eles lêem as mentes dos mestres a quem estão ligados, obedecendo suas ordens. No entanto, assim que a Golem é despertada, seu mestre passa mal e a deixa. Agora, o que esperar de Chava que vaga sozinha nas ruas de New York, sem ninguém para controlar sua natureza violenta. 


 O Gênio, segundo a mitologia árabe é uma entidade do intermediário entre angélico e humano, criado por "Deus" descrito no Alcorão como seres de ar e fogo. 
O Gênio, ou Djin, da estória de Wecker foi aprisionado numa garrafa a centenas de anos e é  um ser arrogante, não tolera os humanos, se acha superior a todos, seu  ego machuca os sentimentos dos humanos que querem ajudá-lo, será que ao alguém poderá mudar os sentimentos obscuros do Djin? 
.

Infelizmente, o livro é extenso, são mais de 200 páginas perdidas até Golem e o Gênio se encontrarem, é um livro cansativo, quase abandono a leitura. Há um detalhamento exagerado dos personagens secundários, é muito passado para pouco presente. 


No entanto, o livro remete algo importante, a tolerância é necessária  para qualquer ser, humildade e respeito com as diferenças nos torna pessoas amáveis, seja qual for sua natureza. Você também aprende história e mitologia rapidinho, saí pesquisando muitas culturas e mitos interessantes, países, lendas. 
Enfim gente, foi uma leitura longa, mas deu bons resultados. Recomendo muito para quem gosta de fantasia, a narrativa é bem detalhista e você mergulha em um mundo mágico e realista ao mesmo tempo. 

Boa Leitura!!



Comentários