Reign - Netflix
Reign é uma série de televisão estadunidensede ficção histórica que estreou em 17 de outubro de 2013 e transmitido pela The CW
Em Portugal, a série estreou no dia 29 de outubro de 2013, no canal TVSéries.
No Brasil, a série é exibida com exclusividade por serviço streaming na Netflix e na Claro Video. A série conta a história de Mary Stuart, Rainha da Escócia e seu caminho até o poder, iniciando com sua chegada à França ainda na adolescência e seu noivado com o Príncipe Francis. Acompanhada de suas quatro melhores amigas, Mary precisa sobreviver às intrigas, inimigos e forças obscuras que tomam conta da corte francesa.
É baseado na verdadeira história de Mary, que foi rainha da Escócia de 14 de Dezembro de 1542 a 24 de Julho de 1567, e, do seu período na França com o Príncipe Francis. Onde os dois se casam.
Reign é baseada na história real da rainha Maria da Escócia e sua rivalidade com sua prima Elisabeth I da Inglaterra. Mas pesquisadores de plantão, como eu amo histórias de época e, curiosamente procurei por nossa verdadeira rainha da Escócia, existem coisas na série que são apenas para dar um charme aos personagens (e nos enlouquecer ), são listadas as diferenças a seguir (se não quer spoiller não continue):
- Historicamente Mary cresceu e foi educada para ser uma rainha consorte da França, embora tenha virado rainha dos escoceses com apenas seis dias de vida ela não foi tão bem preparada para governar o seu país um dia, por isso encontrou muitas dificuldades em seu reinado. Quando regressou à Escócia, Mary parece ter ficado desencantada com seu país, pois havia crescido na bela França e encontrou na Escócia um país mais pobre e rural, além disso, ao pisar na Escócia, Mary era praticamente desconhecida por seus súditos.
- James nunca foi ao encontro de Elizabeth para interceder por sua mãe, visto que havia crescido sem a presença dela.
- Mary não cresceu em um convento, como é mostrado na série, e sim passou sua infância ao lado de Francis e as irmãs dele na Corte Francesa.
- Diane de Poitiers ficou responsável pela educação de Mary na França, ambas possuíam um bom relacionamento. Diane também correspondia-se com a mãe desta, Marie de Guise, para discutirem sobre a educação e o crescimento de Mary.
- Mary, na vida real, tinha uma estatura bastante elevada, quase 1.80. Ela também era conhecida pela sua pele muito branca - a ponto de algumas veias ficarem mais nítidas - além de ter os cabelos ruivos e olhos cor de mel, bem diferente da Mary de cabelos negros e olhos escuros da série.
- Não há confirmação histórica sobre o estupro de Mary na França.
- Francis não se envolve com nenhuma das damas de Mary, a bem da verdade, os relatos históricos revelam que eles possuíam uma relação carinhosa e amigável desde o dia em que se conheceram.
- A Batalha Guerra anglo-espanhola começou somente em 1585, não décadas antes como mostra a série.
- Don Carlos e Robert Dudley foram de fato pretendentes de Mary, mas eles nunca se encontraram pessoalmente.
- Todas as quatro damas de companhia se chamavam Mary, este fato foi mudado na série para não gerar confusão
- A relação de Kenna com Rei Henry é ficção.
- Alguns historiadores afirmam que o casamento de Mary e Francis nunca foi consumado, em decorrência da saúde frágil de Francis, e que o amor deles era fraternal.
- Catherine nunca teve filhos fora do casamento, portanto Clarissa não existiu.
- Charles não ficou noivo de Madeline, e sim de Elisabeth da Áustria, e posteriormente casou-se com ela.
- A morte de Mary não foi bem vista pela Europa, visto que era uma rainha ungida, causando mais a impopularidade de Elizabeth perante outros reinos.
- Mary morreu usando um vestido vermelho, cor do mártir católico, não negro.
- O corpo de Francis não foi cremado, está na Basílica de Saint Denis.
A série é maravilhosa, todos os figurinos impecáveis e os atores encantadores, claro que existem uns atores secundários que tem cara de passagem, mas eu particularmente adorei os principais. A série tambem envolve valores sociais e fantasia algumas coisas, porém o romance é de tirar o fôlego! São 4 temporadas, segue a baixo o resumo delas - pode conter spoilers.
1° Temporada
A história conta, com seis dias de idade, Mary já tinha direito legítimo ao trono, uma vez que seu pai Jaime falecera. A posse do trono foi tomada por Jaime Hamilton, conde de Arran e representante da vertente religiosa protestante, que estreitou os laços do reino escocês com a vizinha Inglaterra. Hamilton chegou a prometer a mão de Mary Stuart ao filho de Henrique VIII – o famoso de The Tudors. No entanto, o parlamento, que ainda pertencia majoritariamente ao catolicismo, não apoiou a ideia, o que acarretou numa guerra entre os dois países.
No meio dessa tormenta , e de diversas ameaças de sequestro pelos ingleses, a mesma foi levada por sua mãe para a França com a promessa de casamento com o filho do Rei Henrique II, o então Delfim Francisco.
• 2° Temporada
O último episódio exibido esteve recheado de acontecimentos importantes que moldarão a segunda temporada. A morte do Rei Henry, tornou Francis e Mary os novos monarcas da França. O confronto entre Bash e a “Escuridão”, apesar de colocar um fim aos sacrifícios humanos, parece ser o grande responsável pelo retorno da peste negra ao país. Além disso, as notícias sobre o nascimento do bebê de Lola e a revelação da paternidade da criança prometem colocar a vida do novo rei em perigo.
"APENAS UMA RAINHA VAI GOVERNAR" — A rainha Mary sofre para manter seu poder na Escócia perante a campanha da rainha Elizabeth para sabotá-la, ainda mais tendo em vista que a segunda conta com a ajuda de uma nova aliada em Catherine. Enquanto isso, com o destino de Francis indeterminado e Elizabeth distraída com a tentação de seu primeiro amor, Robert Dudley, ambas encontram problemas para governar.
• 3° Temporada
"APENAS UMA RAINHA VAI GOVERNAR" — A rainha Mary sofre para manter seu poder na Escócia perante a campanha da rainha Elizabeth para sabotá-la, ainda mais tendo em vista que a segunda conta com a ajuda de uma nova aliada em Catherine. Enquanto isso, com o destino de Francis indeterminado e Elizabeth distraída com a tentação de seu primeiro amor, Robert Dudley, ambas encontram problemas para governar.
• 4° Temporada
Na temporada, Mary retornou à Escócia e tentou recuperar o poder em sua terra natal. Ela tem que gerenciar seus aliados, como seu meio-irmão bastardo James e o sincero Lord Bothwell , assim como seus inimigos, como o pregador protestante John Knox . As tensões crescem entre Maria e Isabel, com Maria se casando com Lord Darnley , um pretendente católico inglês ao trono inglês, na esperança de conquistar a Inglaterra. Na França, Catarina tem que proteger seu filho, o rei Carlos IX , das ambições de sua filha, a rainha Leeza, da Espanha, e de seu filho mais novo, Henrique.
A série termina na 4 temporada :'(
Eu simplesmente amei essa série, existem muitas críticas sobre o elenco e sobre a história que a série envolve, mas para os fãs de Reign com certeza valeu a pena assistir cada capítulo.
Comentários
Postar um comentário