Romance de época vs Romance Histórico


 Oi gente! Estou aqui para falar com vocês sobre algo que muita gente ainda tem dúvida na hora de classificar algum romance ambientado no passado. Eu particularmente tinha essa dúvida - Será que estou lendo Romance Histórico ou de Época?



 Nas minhas pesquisas e estudos pude encontrar varias diferenças entre Romance Histórico e o Romance de época. Os romances são classificados em diversos subgêneros, como por exemplo: Romance Contemporâneo, Romance Paranormal, Romance Medieval, Romance Religioso, Suspense Romântico e Romance Histórico. Nós devemos ficar atentos, pois não importa se é histórico ou de época, mas sim se é romance ou não.



"(...)Lembre-se, a definição de um romance é que o enredo se concentra no relacionamento em desenvolvimento entre o herói e a heroína - se o romance é retirado, não há mais história. Romances históricos são histórias que acontecem em um cenário histórico que são mais sobre o efeito desse cenário nos personagens - seja uma guerra, a fronteira ou a Revolução Protestante. Pode haver um romance que ocorre na história, mas é uma subtrama."
Nisso podemos entender exatamente a diferença entre Ficção Histórica e Romance Histórico. 

Em resumo, o Romance Histórico tem como objetivo destacar os costumes de certa época e lugar da história, mesclando entre fatos realmente ocorridos e fatos fictícios. Além de possuir uma narrativa mais complexa, abordando temas que se conectam ao longo da história. 
A composição das personagens e dos cenários é feita de modo que estejam em concordância com documentos e dados históricos, oferecendo ao leitor uma noção da vida e dos costumes da época. O primeiro autor de Romance Histórico foi o escocês Walter Scott  (1771-1832), tendo o clássico Ivanhoe a obra mais famosa até hoje.

Os autores desse gênero são diversos, eles reúnem paixão, história real e ficção como ninguem.
Dentre eles está Jane Austen com seu famoso livro Orgulho e Preconceito, onde destaca o amor junto com valores históricos da época. É recomendado para quem está entrando nesse subgênero, esse foi meu primeiro livro e confesso que através dele nunca mais sai desse "mundo romântico"



Quando li Orgulho e Preconceito fiquei encantada, 
foi meu primeiro contato com romance histórico, na verdade sempre gostei dos filmes e novelas de época, mas não imaginava a proporção que um livro poderia me causar. E foi ele a porta de entrada para o outro subgênero que mais amo na vida!


 Romance de época tem como foco a fase inicial da paixão, não havendo grandes tragédias ou dramas e os finais costumam ser felizes. É aquela típica história clichê, onde o mocinho faz de tudo para conquistar sua amada, esse tipo de romance derrete o coração, nos fazendo suspirar... EU AMO!
Uma grande parte dos romances de época retrata a vida da sociedade Londrina no período Vitoriano ou Regencial, destacando os costumes da época como: moda, etiqueta social, bailes, fragilidade das mulheres, casamentos por conveniência, diferença de classes sociais, amantes, intimidades sexuais entre personagens, padrão e valores da nobreza, dentre outros. 

As autoras mais famosas atualmente são: Julia Quinn, Lisa Keyplas, Sarah McLean, Mary Balogh e muitas outras que encantam nossa vida com romances clichês, repletos de paixão e emoção. 



Se você me perguntar quais dos dois são melhores, eu direi que AMBOS SÃO MARAVILHOSOS! Não importa a classificação, se você já é adepto ao gênero romance, então todos os subgêneros vão te encantar. Mas para quem procura algo leve, divertido e cheio de paixão os romances de época são os melhores. O que vale é você mergulhar nessas leituras e se deixar levar pelos encantos dos séculos passados, sem medo de ser feliz!!! 

Espero que tenham gostado, qual seu favorito??Bom chá e ótimas leituras!!






Comentários