Ausência da leitura
Problema ou não?
Arte literária surgiu bem antes da escrita, desde as pinturas rupestres até consolidar na Grécia antiga. Pode-se dizer que a leitura, seja ela verbal ou não verbal, esteve entre nós e mesmo assim poucos praticam essa arte. Conseqüentemente surge a falta de conhecimento, limitando o vocabulário e até facilita a manipulação política da população, por não haver questionamentos (acredita nos políticos, aceita tudo sem pesquisar a fundo o problema escasso do país).
A princípio, a leitura não é exclusivamente limitada nos livros estrangeiros ou nacionais. Existem hoje em dia diversas maneiras de reter conhecimento, seja em jornais, livros didáticos, também a tecnologia é uma plataforma ilimitada de leituras e palavras diversas. Obviamente perder tempo com meras palavras não transforma um jeca em empresário, mas desperta o interesse na leitura, pode ser uma bobagem ou um simples quadrinho da Mafalda, mas a prática da leitura ganhou seu espaço, junto com conhecimento nela oculto (adoro os quadrinhos de Mafalda, inteligência pura!)
Claro que não! Ela leu, e muito!
Quantas vezes ouvi mamãe elogiando os repórteres "nossa como falam bonito", eu ficava treinando as palavras sem nem conhecê-las. Isso era falta de coragem, preguiça de ler, de pesquisar, como poderia ter um vocabulário rico sem praticar?
Bom, confesso que sou melhor escrevendo, pois sou tímida para conversas formais em público, mas A PRÁTICA LEVA A PERFEIÇÃO. A faculdade é um bom lugar para praticar, principalmente conversando com os professores, apresentando seminários, porque diferente da escola, temos que nos comportar com mais postura e trabalhamos com textos mais científicos que exige uma dinâmica mental maior.
Depois de tantas falácias, digo que a ausência de leitura é sim um problema. Incentive seus filhos desde de criança, não digam que leitura é perda de tempo, muito pelo contrário você aprende a questionar sobre problemas políticos, sociais e culturais. A leitura é uma passagem sem volta para mundos fantásticos e intelectuais. Para mim, não importa qual gênero literário vocês lêem, pode ser romance, drama, fantasia, poesia, distopia; há várias maneiras de aprender e enriquecer seu vocabulário. Não pense que os leitores de Karl Marx são mais intelectuais do que você que lê romance, saiba usar seu gosto pessoal como fonte de sabedoria. O aprendizado é importante e os livros são nossa fonte rica de palavras, histórias e conhecimento.
Tenham ótimas leituras!
Tenham ótimas leituras!
Comentários
Postar um comentário